Foi publicado o Resultado Preliminar do processo de seleção de Monitoria 2020, período especial. Clique aqui para ver o resultado

Maiores informações no link Monitoria
Estão abertas as inscrições para monitoria do Departamento de Matemática, nas disciplinas
- Cálculo I / Cálculo Diferencial e Integral I,
- Cálculo II / Cálculo Diferencial e Integral II,
- Álgebra Linear I ou Álgebra Linear II,
- Outras disciplinas,
e outras (ver edital).

Os pedidos de inscrições serão realizados entre os dias 27/08/2019 e 01/09/2020, através deste formulário e do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atividade de Verão

Minicurso: Uma ingênua introdução às curvas algebricas planas.
Palestrante: Prof. João Raimundo Silva Ferreira - ICET-UFAM.
Local:

Segunda - Terça: Auditório de Estatística

Quarta - Quinta- Sexta: Auditório Prof. José Henrique de Sá Mesquita
Data: 17 - 21 de Fevereiro  - 14 - 16 hs.

Título: Imersões plurimínimas em 𝐸𝑛(𝑐)×ℝ e ℂ𝑃𝑛×ℝ
Palestrante: Profa. Kelly Marães (UEA)
Local: Auditório Prof. José Henrique de Sá Mesquita
Horário: 14:00 -- quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Resumo: Uma variedade Kähler imersa pluriminimamente em 𝐸𝑛(𝑐)×ℝ, onde 𝐸𝑛(𝑐) é um espaço de curvatura seccional constante 𝑐≠0, deve ser uma superfície. Variedades Kähler imersas pluriminimamente em ℂ𝑃𝑛×ℝ admitem subconjunto aberto e denso folheados por subvariedades holomorfas ou antiholomorfas de ℂ𝑃𝑛, desde que sua dimensão complexa seja maior que 2.
Com intuito de sanar a dúvida de alguns alunos a respeito dessa questão a comissão de monitoria do DM resolveu fazer a seguinte retificação:

O processo de escolha de monitores está regido pela resolução CEG/CONSEP 006/2013. Todas as inscrições que não atenderem a resolução serão indeferidas como consta no item 1.4 do edital. Observamos que para ser monitor, de acordo com a resolução, dentre outras coisas, o aluno deverá ter nota maior ou igual a 7 na disciplina para qual pleiteia a vaga de monitor e CR maior ou igual a 5.

Maiores informações no link Monitoria

O Departamento de Matemática da UFAM, ciente da grave crise de saúde pública, que pode redundar em efeitos negativos na economia, manifesta sua preocupação diante da notícia de que poderá ser implementada legislação que corte salários ou jornada de trabalho de cientistas que podem contribuir ativamente para o combate à epidemia. Em vez disso, mais efetivo seria as autoridades atuarem em conjunto com cientistas de universidades públicas para a elaboração de estudos que subsidiem suas decisões nas próximas semanas e meses. Além disso, poderiam fomentar a participação desses cientistas, entre outros, na conscientização da população brasileira sobre as medidas mais eficazes a serem executadas diante deste cenário de crise, que pode se alongar durante semanas, senão meses.

Manaus, 24/03/2020

Para acessar as informações da Semana de Matemática, dentro da Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, clique no link abaixo:

A professora do Departamento de Matemática, Karla Christina Tribuzy Bandeira, defende a sua tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos.
Título: Efeitos dos eventos climáticos locais no recurso pesqueiro do tambaqui da Amazônia Central.
Data: Terça-feira, 28/11/2017, 8:00
Local: PPGCIPET - FCA (minicampus)